FANDOM


Sensates01
Sensates02
O que é ser humano? Ter capacidade de raciocínio, imaginação, de amar ou de sofrer? Se for isso, somos tão humano do que qualquer um jamais será.

Jonas, em O Que é Ser Humano?, {{{3}}}

Um Sensate (ou Homo sensorium) é uma pessoa que mantém uma conexão telepática e empática com outras sensates em seu cluster, ou com aqueles que estão fora de um cluster, através do contato visual.

Alguns deles se consideram parte de uma nova espécie, referindo-se aos não-sensates como sapiens.

Biologia

Embora um sensate seja essencialmente humano, "uma pequena mutação genética" permite que os sentidos estejam emocionalmente e mentalmente ligados. Esta conexão permite que eles partilhem conhecimentos e habilidades uns com os outros. Os membros de um cluster, não importando a distância física entre eles, são todos nascidos no mesmo dia e no momento exato. Jonas afirma que, enquanto um nascimento genético transfere genes, um nascimento sensate transfere experiências sensoriais e memórias. Quando o Cluster 8 de Agosto foi criado por Angelica, partes de sua consciência passaram a "ecoar" neles.

Sensates têm dois aniversários; O primeiro que é quando nasceram fisicamente, e o segundo, quando renasceram como sensates. A conexão de um cluster é ativada durante este segundo nascimento; O cluster apresentado em Sense8 foi concebido por Angelica Turing, apesar de que qualquer gênero pode dar à luz a um cluster. Quando os membros do cluster de Angel renasceram, eles experimentaram uma forte enxaqueca por um longo período de tempo.

Através dos comentários feitos por Yrsa pode presumir-se que os filhos de um sensate são capazes de herdar as mesmas habilidades sensitivas que os pais. Todavia, até então nenhum dos irmãos de sensates conhecidos foram mostrados exibindo essas habilidades. Como por exemplo Daya Dandekar e Teagan Marks, que não mostraram possuir os mesmos poderes que suas respectivas irmãs. No entanto, é possível que Daya e Teagan sejam simplesmente sensates ainda não renascidos.

A conexão sensate envolve uma substância chamada psycellium, um sistema nervoso psíquico.

Habilidades

Quando o vínculo de um cluster é ativado, três habilidades principais começam a se manifestar em seus sentidos. Sendo estas a capacidade de visitar, partilhar, e sua ligação psíquica.

Ligação Psíquica

"Você começará a sentir coisas estranhas... Você sentirá neve no meio do verão, chuva quando não houver uma nuvem no céu. Sentirá raiva, alegria e dor. Prazer, sem qualquer razão." - Jonas, em Eu Também Sou Nós

Sensates dentro de um cluster estão mentalmente e emocionalmente conectados. Começa como entrada sensorial, onde um sensate ouve ou prova (ou usa qualquer um dos outros cinco sentidos) algo que outro sensate é posto a ouvir ou provar. Gradualmente, seu elo se fortalece até o ponto em que sintam os pensamentos e emoções um do outro. Às vezes, até mesmo memórias.[1].

Visita

Artigo principal: Visita

"Vistar não é o mesmo que ligar ou mandar mensagens de texto para alguém, não é algo que você faz acontecer, é algo que você deixa acontecer." - Jonas, em O Que Está Acontecendo?

A visita acontece quando os sensates se comunicam mentalmente uns com os outros. Sensates são aparentemente transportados mentalmente para as mesmas localizações dos outros.

A visita é feita instintivamente com os outros membros de um cluster, mas também pode ser feita com outros sensates fora do cluster. Isto é somente possível depois que sensates tenham feito contato físico de olho à olho. Por exemplo, Jonas só pôde visitar Will e Nomi depois de ter um encontro físico os dois e fazer contato visual, enquanto Sussurros não pôde visitar Nomi apesar de vê-la através dos olhos de Niles Bolger.

Visitar muitas vezes trabalha lado a lado com a ligação psíquica de um sensate; Utilizando ambos, os sensates podem acessar qualquer um dos cinco sentidos através de um colega sensate, permitindo-lhes perceber o mundo em torno deles através dos olhos de outro sensate. Isso também inclui o contato físico, como um com o outro. Não é possível visitar um sensate quando eles são fortemente drogados[2] ou inconsciente, mas aparentemente é possível visitar quando um sensate está adormecido.

Partilhamento

Artigo principal: Partilhamento

Partilhar é quando um sensate acessa o conhecimento, a língua e as habilidades de outro sensate. O partilhamento é feito apenas dentro do cluster. No caso das habilidades, ao partilhar, um sensate permite que controle fisicamente um companheiro do mesmo cluster enquanto o mesmo assiste[3]; Isso é visto quando Wolfgang permitiu que Lito pudesse mentir para ele[4], ou quando Will observou Kala enquanto a mesma preparava uma injeção para Riley[5].

Sensates Conhecidos

Referências

  1. "Eu Não Posso Abandoná-la"
  2. https://twitter.com/straczynski/status/613941218225991680
  3. O Que Está Acontecendo?
  4. Pisando Fundo e Mudando o Futuro
  5. Eu Não Posso Abandoná-la